Gestão criativa de estacionamentos


Por Marcelo Sicoli*
Spark”, no inglês quer dizer centelha, fagulha ou desencadear, incentivar. O Sparking, um trocadilho com a palavra “Sudoeste”(bairro nobre de Brasília) e “parking”(estacionamento) trouxe um projeto personalizado e inovador em vários sentidos para o Condomínio do Centro Clínico Sudoeste, onde está sua unidade modelo. Atualmente, no prédio, há quase 100 empresas na área de saúde em funcionamento recebendo 4000 pessoas por dia, e altíssima taxa de ocupação.
Os imóveis (250 vagas de garagem) onde hoje a atividade é exercida desde 2003 foram da Construtora, sendo que o grau de ingerência do condomínio era baixíssimo, inclusive se transformado numa pesada(e cara) agenda judicial nos anos mais recentes. Somente após julho 2019, com a propriedade dos imóveis assegurada ao condomínio, pode-se fazer as intervenções necessárias e com o nível de qualidade que o prédio merecia. Parte da receita da exploração do estacionamento será transferida mensalmente para o novo dono e destinada para execução de obras e melhorias diversas.
Neste contexto, foi criado o “Sparking Estacionamento Criativo”. A empresa propositalmente mudou o sobrenome de “Rotativo” para “Criativo”, pois quebra o paradigma da maioria dos prédios residenciais e comerciais onde as garagens são um lugar sem vida, depósito de tranqueiras em armários e invariavelmente pintadas de amarelo, preto e branco.
As cores predominantes são o preto e azul, tendo o cinza e branco como cores complementares. São grandes diferenciais do novo gestor de estacionamentos rotativos: Projeto de arquitetura e design de interiores modernos, além de comunicação e atendimento diferenciados e mais humanizados. Por exemplo, há quadros espalhados com fotos de super carros em belos cenários, e uma TV posicionada na frente dos elevadores que exibe de forma intercalada vinhetas da logomarca, fotos inspiradoras de veículos  e rápidas tomadas áreas do prédio. Também um grande mural ilustrando a cidade de Brasília e outro reproduzindo ferramentas de uma oficina, para que os clientes mais empolgados postem nas mídias sociais. A alegria expressa em pequenos detalhes, aquece os corações dos clientes que visitam prédios comerciais voltados para saúde em meio as usuais atribuladas rotinas das grandes cidades ou mesmo hospitais em busca de tratamento.
Os conceitos de reciclagem e reuso estão presentes por exemplo numa chique sala de estar, que tem uma mesa feita de pneus reciclados, barris multicoloridos usados e outros itens decorativos que fazem diariamente sucesso. Todas as prateleiras de madeira e vidro usados no ambiente são oriundos também de containers de entulho.
             Equipamentos da marca Linkc, empresa baseada em Campinas(SP) são usados na operação e por coincidência trazem as cores preto e azul. O acesso a garagem se tornará uma experiência única e atraente nos edifícios em que o modelo for implementado em todo Brasil. A inspiração é resultado de horas de um prazeroso estudo por projetos arrojados implementados em todo Planeta Terra, em especial na França, Alemanha e Espanha.
Havia frequentes reclamações e duras críticas nas mídias sociais do preço do serviço, qualidade do atendimento,  limpeza e aparente abandono. Felizmente, mudamos este estigma com todas melhorias em pintura, iluminação, sinalização e decoração, associadas a uma tarifa mais barata e possibilidade de pagamento em totens automáticos. Há depoimentos positivos espontâneos por parte dos clientes.  O Sparking ganhou em setembro/2019 o prêmio “Cidades e Condomínios” na categoria empreendedorismo e também o prêmio “Indicados Revista Infra 20 anos” em novembro/2019 em São Paulo. Almejamos por outros de arquitetura ou específicos do segmento.
Além disso, em prédios comerciais (diferente de shoppings) as vagas tem alto índice de vacância se encerrando o horário comercial ou aos finais de semana. O belo cenário, pode servir para encontros de carros esportivos, carros antigos, clubes de motos ou até mesmo lançamento de veículos de grandes marcas com montagem de coquetel, palestras e exposições. Soa muito simpático e inusitado realizar algo numa garagem temática ao invés das já conhecidas casas de eventos.

Para seguir no facebook e instagram: @sparkingec

 *Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF),  premiado no Brasil e no exterior. Articulista de vários jornais e websites, consultor internacional e corretor de imóveis (CRECI-DF 20576).  Conselheiro do CRECI-DF. E-mail: sindicoccs@outlook.com whatsapp: (61)98250-8656 











Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens de Custo e benefício na Assessoria Condominial ASC Service