Problemas para desentupir o vaso sanitário? Veja nossas dicas!

Existe coisa pior do que vaso sanitário entupido? Não, né? Esse inconveniente compromete a higiene do ambiente, causa mau cheiro, atrapalha no funcionamento do banheiro e, inevitavelmente, afeta o bom andamento da casa. O transtorno é inegável! Mas a boa notícia é que, adotando algumas medidas super simples, é possível desentupir o vaso em dois tempos, sem estresse, dor de cabeça e preocupação. Duvida? Então confira agora mesmo nossas dicas!


Bata na parte traseira da bacia
Pegue um sapato e bata com força — moderada, claro! — na parte de trás da bacia do vaso sanitário. Repita o procedimento duas ou três vezes e tome muito cuidado para não quebrar a louça. Em casos de entupimentos menores, essa medida já costuma ser suficiente para resolver o problema.

Jogue água fervente no vaso
Se a aplicação da primeira estratégia não surtir efeito, jogue um balde com água fervente dentro do sanitário. Se um balde não for suficiente para desentupir o vaso, tente uma segunda vez. É importante que a água seja despejada rapidamente, mas sempre tomando cuidado para não molhar o chão do banheiro e nem se queimar, viu?

Tente com água sanitária
Outra medida simples e eficiente é jogar por volta de 50ml de água sanitária no vaso e esperar umas 3 horinhas para dar descarga e liberar o fluxo de água. Vale ressaltar que essa medida é indicada apenas para solucionar casos menos graves de entupimento, ok?

Aposte em soluções caseiras
Misture ½ copo de vinagre com outro ½ copo de bicarbonato e, depois, jogue essa solução caseira diretamente no vaso sanitário. Em muitos casos, essa estratégia funciona, mas se mesmo assim não der certo, parta para outro método. Ainda temos algumas cartas na manga!

Experimente agora com o detergente
Como você é brasileiro e não desiste nunca, se as medidas acima não gerarem bons resultados, tente outra vez! Agora é hora de diluir um pouco de detergente neutro em água fervente e jogar a mistura no vaso sanitário. Em seguida, dê descarga no vaso e observe se o entupimento foi solucionado.


Recorra ao desentupidor

Uma maneira quase sempre infalível de resolver o problema do sanitário entupido é usar o desentupidor enquanto dá descarga no vaso. Isso mesmo, simultaneamente! No entanto, para que essa estratégia funcione, é crucial que haja uma quantidade boa de água dentro do vaso sanitário.
Vede a entrada de ar

Cubra o assento da privada usando papel filme ou um saco de lixo. Vede completamente o ar e se certifique de que não sobrou nenhum espacinho aberto. Em seguida, feche a tampa, sente ou ajoelhe, com cuidado, em cima dela e acione a descarga. Aperte ininterruptamente por aproximadamente 30 segundos. Se necessário, refaça a vedação e repita o processo.
Apele para a soda cáustica

Nos casos mais graves, depois de ter tentado todas as demais tentativas, recorra à soda cáustica. Atenção: use luvas e óculos para fazer o manuseio, pois esse produto químico é bastante perigoso! Também modere na quantidade de soda. O ideal é jogar colocar 2 colheres de sopa de sal e 2 colheres de sopa de soda em um balde cheio de água. Feito isso, despeje o conteúdo no vaso. Não repita o procedimento com frequência para não correr o risco de danificar a rede hidráulica!

Se nada disso der certo, chame um bom profissional, pois tudo indica que o entupimento é mais grave do que parece! No mais, prevenir é sempre melhor do que remediar. Impeça o entupimento de vasos fazendo a limpeza semanal da privada e evitando jogar papéis higiênicos, absorventes e lenços umedecidos no vaso. Lembre-se: sanitário não é lixeira!

Agora comente aqui e nos conte como normalmente costuma solucionar esse tipo de problema em sua casa! Tem alguma outra dica para acrescentar? Compartilhe suas experiências conosco!

Postagens mais visitadas deste blog