ARTIGO: Responsabilidade civil do síndico

Voltado a proteger os prestadores de serviços, profissionais liberais e empresas de eventuais infortúnios causados a terceiros, normalmente clientes, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é cada vez mais procurado. Segundo a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados em 2010 o valor de apólices contratadas foi de aproximadamente 100 milhões de reais e algo em torno de 218 milhões de reais em, 2014. Um crescimento de cerca de 14% em 4 anos.

Algumas profissões adquiriram uma cultura de seguros há mais tempo que outras, como os engenheiros, arquitetos, contadores, advogados e os cartórios. Mas, nos últimos tempos, novas profissões tem aderido ao seguro como, veterinários, instituições de ensino, empresas de tecnologia da informação, entre outros.

O RC Profissional é imprescindível ao mundo moderno. Os profissionais precisam entender os benefícios que ele proporciona ao desempenho de suas atividades, trazendo estabilidade financeira por prejuízos decorrentes da prestação de serviços. Os consumidores, por sua vez, estão mais conscientes de seus direitos e há os avanços no campo jurídico, como exigências contratuais ou licitações onde, sem a apresentação do seguro, não se consegue o contrato.

No caso do Condomínio, tanto o prédio como o síndico já tem à sua disposição o seguro de responsabilidade civil que pode ser contratado dentro da apólice de Seguro de Incêndio do prédio. Ambos visam proteger síndico e condomínio de erros de omissão e negligência e danos materiais e pessoais causados a terceiros pelo uso e conservação do prédio.

Nada há mais importante do que segurança e tranquilidade tanto para quem presta o serviço quanto para quem é cliente. Certamente, a missão do SEGURO é oferecer proteção à vida, ao futuro e ao patrimônio das pessoas.


Sobre o Autor

Regina Lacerda é especialista em seguros, corretora oficial formada pela Escola Nacional de Seguros. É Teóloga, formada pela Faculdade Teológica Batista de Brasília e Pedagoga pelo UniCeub onde também estudou Psicologia. Palestrante, escritora e empresária há mais de 20 anos do ramo de seguros no DF. Em 2005 criou, juntamente com os síndicos do Setor, a Prefeitura do Setor Comercial Norte onde foi eleita a 1ª. Prefeita, exercendo o cargo de 2005 a 2014. É Conselheira Consultiva do CCAN – Conselho Comunitário da Asa Norte. Funcionária Pública concursada do TJDFT desde 1982 deixou o serviço público para ocupar o cargo de Inspetora de Produção na SASSE – Seguradora da Caixa Econômica Federal em 1987. Posteriormente ingressou na iniciativa privada fundando a RAINHA SEGUROS, hoje uma das maiores corretoras de seguros do Distrito Federal.

Postagens mais visitadas deste blog